terça-feira, 1 de setembro de 2009

Isso é genialidade

Pessoal olhem essa materia retirada do portal terra que bacana.




Ônibus movido a bicicleta

Ao se formar no curso de pós-graduação em desenho industrial na Royal College of Art, em Londres, uma renomada universidade especializada em arte e design, o tailandês Chiyu Chen – também formado em engenharia aeronáutica - criou um sistema que pode revolucionar a maneira como usamos transporte público: uma bicicleta que pode gerar energia para ônibus elétricos.

A ideia é simples e usa o já conhecido conceito dos postos de aluguel de bicicletas, comum em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. No projeto desenvolvido pelo tailandês, seriam distribuídos postos públicos para o aluguel das bicicletas por toda a cidade. E em vez das bikes comuns, seriam alugadas as Hybrid2, a invenção de Chen. Similares às bicicletas normais, elas são equipadas com dínamos, aparelhos capazes de converter energia mecânica gerada pelas pedaladas e freadas dos ciclistas em energia elétrica. As bicicletas desenvolvidas pelo tailandês têm, ainda, um aparelho capaz de estocar a energia gerada pelas bicicletas.

De acordo com o projeto, todo o sistema de transporte público seria integrado e quando os ciclistas voltassem aos postos, para a devolução das bicicletas, a energia gerada seria descarregada e transferida para os ônibus elétricos e híbridos. Para tornar o programa ainda mais atrativo ao público, os cidadãos receberão um cartão com crédito equivalente à energia armazenada nas bikes.

O usuário utilizará esses créditos para circular pela cidade nos ônibus que ele mesmo ajudou a colocar em movimento. É uma ideia tão simples que beira a genialidade. Assim, bicicletas e ônibus elétricos, juntos, formariam uma cadeia de transportes públicos limpos e sustentáveis. E em tempos de preocupação com o meio ambiente e, principalmente, com o controle da emissão de carbono, a ideia tem tudo para vingar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário