quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pedais da Semana

Sexta-Feira
Saída: 19:00
Local : IECP - Zona Sul ao lado da padaria pingo de ouro
Trajeto: A definir
Distancia: 30 km
Nível: Fácil recomendado para quem está começando no pedal


Sábado
Saída 15:00
Local : IECP - Zona Sul ao lado da padaria pingo de ouro
Trajeto: A definir
Distancia: 40 km
Nível: Moderado.

Obrigatório uso de capacete, lanternas e farois, não esquecer agua, gel, e revisar a bike para evitar problemas.

Em caso de chuva não realizamos o pedal

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Oitava Descida de Santos

Andar de bicicleta a mais de 50 quilômetros por hora parece perigoso? Imagine então fazer isso numa escadaria. É isso que acontece na descida das escadas de Santos. A competição, que é a mais importante prova do downhill urbano brasileiro, foi disputada domingo (7), perto de 100 atletas nacionais e estrangeiros desafiaram os 417 degraus da escadaria, que tem uma extensão total de 650 metros. A largada fica a poucos metros do Santuário de Nossa Senhora de Montserrat, um dos principais pontos turísticos da Baixada Santista.

Com a adoção de novos pisos de madeira, o traçado foi o mais rápido das oito edições do evento. O recorde da pista santista foi batido primeiro pelo australiano Mick Hanna, que bateu 1min01s352 no cronômetro na fase classificatória. Na semifinal masculina, o brasileiro Wallace Miranda baixou para 1m00s200. Na descida final, o eslovaco Polc alcançou a incrível marca de 59s152, o ciclista foi o primeiro atleta a fazer o percurso em menos de um minuto e impediu o tricampeonato do paulista Wallace Miranda.

Já no feminino a caçula entre as mulheres Luana com apenas 18 anos ex-praticante do bicicross, não teve dificuldades para garantir seu segundo título na prova em duas participações. Mesmo assim ainda contou com a sorte, já que o pneu de Bruna Ulrich, dona do melhor tempo na semifinal, furou na última volta.

Classificação masculina

1º - Filip Polc – ESL – 59s152
2º - Mick Hanna – EUA – 1m00s158
3º - Wallace Miranda – SP – 1m00s251
4º - Doron Cattani – SC – 1m01s007
5º - Markolf Berchtold – SC - 1m02s002

Classificação feminina

1º - Luana Oliveira – SP – 1m14s005
2º - Melissa Buhl – EUA - 1m16s004
3º - Vanessa Azevedo – SP - 1m19s
4º - Daniela Zammataro – SP - 1m27s207
5º - Bruna Ulrish – SC – pneu furou

Fonte: Globo.com

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Nua Pelo Ciclismo

Defensora do uso da bicicleta como meio de transporte no transito de São Paulo, a subprefeita da Lapa, Soninha Francine, tirou a roupa em defesa aos direitos dos ciclistas.
A ex-vereadora que sempre defendeu o ciclismo no meio urbano pousou nua em frente as lentes de Carlos Alkmin, as fotos farão parte de um calendário produzido pela ONG CICLO BR.


A Organização Não Governamental foi fundada em Agosto de 2009 e tem o intuito de defender os direitos dos ciclistas no trânsito caótico de São Paulo. O calendário, além de arrecadar fundos para a organização continuar seus trabalhos, é também uma forma de protesto. A opção por fotografar os ciclistas nus tem o intuito de demonstrar como se sentem os praticantes desse esporte diante dos perigos e inseguranças que São Paulo forece aos seus ciclistas. Pesquisa realizada pela CET indicou que em 2008, na cidade de São Paulo, um ciclista morria a cada cinco dias, em decorrência de acidentes no trânsito.


A jornalista Renata Falzoni, e outros ciclistas anônimos também serviram de modelo para o calendário. As fotos serão em preto e branco e não terão qualquer tipo de apelo sexual. O lançamento do calendário está previsto para 28 de Fevereiro, na capital de São Paulo e custará entre 40 e 50 reais. A produção de calendários de mesa, com preços mais acessíveis está sendo cogitada.


A presença da subprefeita da Lapa deu destaque ao projeto da ONG, que recebeu o nome de "Como Nus Sentimos". Ainda é cedo para dizer se as fotos poderão prejudicar Soninha em sua possível candidatura ao Governo de São Paulo, pelo PPS, mas com certeza irão contribuir para aumentar as vendas dos calendários da CICLO BR.


Foto: Carlos Alkmin/Instituto Ciclo BR/Divulgação

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Cape Epic 2010 - As principais duplas já treinam na África do Su

A África do Sul tornou-se o destino predileto dos atletas tops do mountain bike no início do semestre. Excelentes trilhas e estradas são pratos cheios para estes atletas. Mas o principal motivo sem dúvidas é a neve que ataca o hemisfério norte nessa temporada.

Outro motivo que atrai diversos atletas é a prévia da maior prova de mountain bike do mundo: Cape Epic. Que o diga, o suíço Christoph Sauser, que tem como companheiro e “guia turístico”, Burry Stander.

A dupla já treina para mais uma edição do Cape Epic, que terá mudanças nas etapas. O Prólogo que iniciava a competição será a quinta etapa, tornando a primeira como "etapa verdadeira", com 117km.

A dupla da Specialized terá que treinar muito para superar os atuais campeões do Cape Epic: Karl Platt e Stefan Sahm da equipe Bulls. Mas o que preocupa nos alemães é a situação de Platt, que se recupera de um problema no ombro esquerdo causado por uma queda, na última edição da prova.

Platt teve o resto de sua temporada comprometida e só retornou aos treinos no início do ano depois de uma operação realizada no mês de outubro.

A dupla tentará recuperar o tempo perdido na África do Sul, onde pretende ficar até a conclusão de mais uma edição do Cape Epic.

Confiram as etapas deste ano:

21 Março: Etapa 1 - Diemersfontein a Ceres, 117km (2,190m desnível)
22 Março: Etapa 2 - Ceres a Ceres, 90km (1,625m desnível)
23 Março: Etapa 3 - Ceres a Ceres, 115km (2,280m desnível)
24 Março: Etapa 4 - Ceres a Worcester, 86km (1,640m desnível)
25 Março: Etapa 5 - Worcester a Worcester (time trial), 27km (860m desnível)
26 Março: Etapa 6 - Worcester a Oak Valley, 123km (2,240m desnível)
27 Março: Etapa 7 - Oak Valley a Oak Valley, 99km (2,160m desnível)
28 Março: Etapa 8 - Oak Valley a Lourensford, 65km (1,640m desnível)

retirado do site: o pedal

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pedais da Semana

Segue agenda desta semana.

NOVO HORARIO SEXTA

Sexta-Feira
Saída: 19:00
Local : IECP - Zona Sul ao lado da padaria pingo de ouro
Trajeto: A definir
Distancia: 30 km
Nível: Fácil recomendado para quem está começando no pedal


Sábado
Saída 15:00
Local : IECP - Zona Sul ao lado da padaria pingo de ouro
Trajeto: A definir
Distancia: 40 km
Nível: Moderado.

Obrigatório uso de capacete, lanternas e farois, não esquecer agua, gel, e revisar a bike para evitar problemas.

Em caso de chuva não realizamos o pedal.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ciclismo é vida saudável

A busca por uma vida mais saudável e pela fuga da rotina diária tem levado cada vez mais pessoas a pedalar pelas ruas do Brasil.
O número de praticantes do ciclismo, de velocidade ou resistência, aumenta a cada dia e acaba exigindo das prefeituras medidas que ofereçam mais segurança aos praticantes.
Investimentos em ciclovias podem ser observados em grandes cidades como São José dos Campos, Campinas e São Paulo. Entretanto, o numero de km que essas ciclovias abrangem ainda é pequeno diante do tamanho dessas cidades, e dos trechos percorridos pelos ciclistas.
Mas, esse problema não tem desanimado os atletas que optaram por esse esporte, e os números de pedais aumentam a cada semana.
Os ciclistas chamam a atenção dos motoristas e dos pedestres por onde passam, e incentivam novos praticantes a fazer parte desse esporte que promete vida saudável e aventura.
Incorporar o ciclismo na rotina, além de ser desestressante, melhora o condicionamento físico e beneficia os sistemas cardíaco, respiratório e vascular. E juntamente com uma alimentação balanceada pode ajudar na eliminação das gorduras localizadas (o gasto calórico pode chegar a 600 Kcal/hora). Além de trabalhar membros inferiores, modelando coxas, panturrilhas e glúteos.

Exercitando-se da forma correta

É preciso tomar alguns cuidados com o ajuste do equipamento às nossas condições corporais para que o exercício seja efetivo e não provoque danos à saúde.

  • A altura do selim deve ser regulada para que, quando a perna estiver na posição mais distante, o joelho ainda esteja levemente flexionado, para evitar trabalhar com a perna estendida.
  • A altura do selim deve estar alinhada com a ponta do canote do guidão.
  • A distância entre o selim e o guidão deve ser a soma do nosso antebraço mais a mão estendida, de forma que o cotovelo fique encostado na ponta do selim e o dedo na ponta do canote.
  • É fundamental que a cada 5 ou 10 minutos nos levantemos do banco e pedalemos em pé durante algum tempo, de modo a que ocorra circulação sangüínea na região pubiana. Estudos mostram que a falta de circulação pode ocasionar problemas circulatórios e neurológicos.Nesse Caso, em bicicletas convencionais pode-se aproveitar os aclives para pedalar em pé.

É preciso levarmos em consideração as regras básica de vestimenta e comportamento, a serem adotadas quando praticamos esportes.Um lembrete para as pessoas que se aventuram nesse esporte é a importnacia do capacete. Além dele, outros acessórios são indicados para tornar as pedaladas mais confortáveis: a capa de gel, para compensar a rigidez do selim e amortecer o impacto, e a bermuda térmica, para manter estável a temperatura das coxas e da virilha e evitar o risco de lesões nestas regiões.