quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Pedais da Semana
Saída: 19:00
Local : IECP - Zona Sul ao lado da padaria pingo de ouro
Trajeto: A definir
Distancia: 30 km
Nível: Fácil recomendado para quem está começando no pedal
Sábado
Saída 15:00
Local : IECP - Zona Sul ao lado da padaria pingo de ouro
Trajeto: A definir
Distancia: 40 km
Nível: Moderado.
Obrigatório uso de capacete, lanternas e farois, não esquecer agua, gel, e revisar a bike para evitar problemas.
Em caso de chuva não realizamos o pedal
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Oitava Descida de Santos
Com a adoção de novos pisos de madeira, o traçado foi o mais rápido das oito edições do evento. O recorde da pista santista foi batido primeiro pelo australiano Mick Hanna, que bateu 1min01s352 no cronômetro na fase classificatória. Na semifinal masculina, o brasileiro Wallace Miranda baixou para 1m00s200. Na descida final, o eslovaco Polc alcançou a incrível marca de 59s152, o ciclista foi o primeiro atleta a fazer o percurso em menos de um minuto e impediu o tricampeonato do paulista Wallace Miranda.
Já no feminino a caçula entre as mulheres Luana com apenas 18 anos ex-praticante do bicicross, não teve dificuldades para garantir seu segundo título na prova em duas participações. Mesmo assim ainda contou com a sorte, já que o pneu de Bruna Ulrich, dona do melhor tempo na semifinal, furou na última volta.
Classificação masculina
Classificação feminina
Fonte: Globo.com
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Nua Pelo Ciclismo
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Cape Epic 2010 - As principais duplas já treinam na África do Su
Outro motivo que atrai diversos atletas é a prévia da maior prova de mountain bike do mundo: Cape Epic. Que o diga, o suíço Christoph Sauser, que tem como companheiro e “guia turístico”, Burry Stander.
A dupla já treina para mais uma edição do Cape Epic, que terá mudanças nas etapas. O Prólogo que iniciava a competição será a quinta etapa, tornando a primeira como "etapa verdadeira", com 117km.
A dupla da Specialized terá que treinar muito para superar os atuais campeões do Cape Epic: Karl Platt e Stefan Sahm da equipe Bulls. Mas o que preocupa nos alemães é a situação de Platt, que se recupera de um problema no ombro esquerdo causado por uma queda, na última edição da prova.
Platt teve o resto de sua temporada comprometida e só retornou aos treinos no início do ano depois de uma operação realizada no mês de outubro.
A dupla tentará recuperar o tempo perdido na África do Sul, onde pretende ficar até a conclusão de mais uma edição do Cape Epic.
Confiram as etapas deste ano:
21 Março: Etapa 1 - Diemersfontein a Ceres, 117km (2,190m desnível)
22 Março: Etapa 2 - Ceres a Ceres, 90km (1,625m desnível)
23 Março: Etapa 3 - Ceres a Ceres, 115km (2,280m desnível)
24 Março: Etapa 4 - Ceres a Worcester, 86km (1,640m desnível)
25 Março: Etapa 5 - Worcester a Worcester (time trial), 27km (860m desnível)
26 Março: Etapa 6 - Worcester a Oak Valley, 123km (2,240m desnível)
27 Março: Etapa 7 - Oak Valley a Oak Valley, 99km (2,160m desnível)
28 Março: Etapa 8 - Oak Valley a Lourensford, 65km (1,640m desnível)
retirado do site: o pedal
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Pedais da Semana
NOVO HORARIO SEXTA
Sexta-Feira
Saída: 19:00
Local : IECP - Zona Sul ao lado da padaria pingo de ouro
Trajeto: A definir
Distancia: 30 km
Nível: Fácil recomendado para quem está começando no pedal
Sábado
Saída 15:00
Local : IECP - Zona Sul ao lado da padaria pingo de ouro
Trajeto: A definir
Distancia: 40 km
Nível: Moderado.
Obrigatório uso de capacete, lanternas e farois, não esquecer agua, gel, e revisar a bike para evitar problemas.
Em caso de chuva não realizamos o pedal.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Ciclismo é vida saudável
O número de praticantes do ciclismo, de velocidade ou resistência, aumenta a cada dia e acaba exigindo das prefeituras medidas que ofereçam mais segurança aos praticantes.
Investimentos em ciclovias podem ser observados em grandes cidades como São José dos Campos, Campinas e São Paulo. Entretanto, o numero de km que essas ciclovias abrangem ainda é pequeno diante do tamanho dessas cidades, e dos trechos percorridos pelos ciclistas.
Mas, esse problema não tem desanimado os atletas que optaram por esse esporte, e os números de pedais aumentam a cada semana.
Os ciclistas chamam a atenção dos motoristas e dos pedestres por onde passam, e incentivam novos praticantes a fazer parte desse esporte que promete vida saudável e aventura.
Incorporar o ciclismo na rotina, além de ser desestressante, melhora o condicionamento físico e beneficia os sistemas cardíaco, respiratório e vascular. E juntamente com uma alimentação balanceada pode ajudar na eliminação das gorduras localizadas (o gasto calórico pode chegar a 600 Kcal/hora). Além de trabalhar membros inferiores, modelando coxas, panturrilhas e glúteos.
Exercitando-se da forma correta
É preciso tomar alguns cuidados com o ajuste do equipamento às nossas condições corporais para que o exercício seja efetivo e não provoque danos à saúde.
- A altura do selim deve ser regulada para que, quando a perna estiver na posição mais distante, o joelho ainda esteja levemente flexionado, para evitar trabalhar com a perna estendida.
- A altura do selim deve estar alinhada com a ponta do canote do guidão.
- A distância entre o selim e o guidão deve ser a soma do nosso antebraço mais a mão estendida, de forma que o cotovelo fique encostado na ponta do selim e o dedo na ponta do canote.
- É fundamental que a cada 5 ou 10 minutos nos levantemos do banco e pedalemos em pé durante algum tempo, de modo a que ocorra circulação sangüínea na região pubiana. Estudos mostram que a falta de circulação pode ocasionar problemas circulatórios e neurológicos.Nesse Caso, em bicicletas convencionais pode-se aproveitar os aclives para pedalar em pé.
É preciso levarmos em consideração as regras básica de vestimenta e comportamento, a serem adotadas quando praticamos esportes.Um lembrete para as pessoas que se aventuram nesse esporte é a importnacia do capacete. Além dele, outros acessórios são indicados para tornar as pedaladas mais confortáveis: a capa de gel, para compensar a rigidez do selim e amortecer o impacto, e a bermuda térmica, para manter estável a temperatura das coxas e da virilha e evitar o risco de lesões nestas regiões.