segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ciclismo é vida saudável

A busca por uma vida mais saudável e pela fuga da rotina diária tem levado cada vez mais pessoas a pedalar pelas ruas do Brasil.
O número de praticantes do ciclismo, de velocidade ou resistência, aumenta a cada dia e acaba exigindo das prefeituras medidas que ofereçam mais segurança aos praticantes.
Investimentos em ciclovias podem ser observados em grandes cidades como São José dos Campos, Campinas e São Paulo. Entretanto, o numero de km que essas ciclovias abrangem ainda é pequeno diante do tamanho dessas cidades, e dos trechos percorridos pelos ciclistas.
Mas, esse problema não tem desanimado os atletas que optaram por esse esporte, e os números de pedais aumentam a cada semana.
Os ciclistas chamam a atenção dos motoristas e dos pedestres por onde passam, e incentivam novos praticantes a fazer parte desse esporte que promete vida saudável e aventura.
Incorporar o ciclismo na rotina, além de ser desestressante, melhora o condicionamento físico e beneficia os sistemas cardíaco, respiratório e vascular. E juntamente com uma alimentação balanceada pode ajudar na eliminação das gorduras localizadas (o gasto calórico pode chegar a 600 Kcal/hora). Além de trabalhar membros inferiores, modelando coxas, panturrilhas e glúteos.

Exercitando-se da forma correta

É preciso tomar alguns cuidados com o ajuste do equipamento às nossas condições corporais para que o exercício seja efetivo e não provoque danos à saúde.

  • A altura do selim deve ser regulada para que, quando a perna estiver na posição mais distante, o joelho ainda esteja levemente flexionado, para evitar trabalhar com a perna estendida.
  • A altura do selim deve estar alinhada com a ponta do canote do guidão.
  • A distância entre o selim e o guidão deve ser a soma do nosso antebraço mais a mão estendida, de forma que o cotovelo fique encostado na ponta do selim e o dedo na ponta do canote.
  • É fundamental que a cada 5 ou 10 minutos nos levantemos do banco e pedalemos em pé durante algum tempo, de modo a que ocorra circulação sangüínea na região pubiana. Estudos mostram que a falta de circulação pode ocasionar problemas circulatórios e neurológicos.Nesse Caso, em bicicletas convencionais pode-se aproveitar os aclives para pedalar em pé.

É preciso levarmos em consideração as regras básica de vestimenta e comportamento, a serem adotadas quando praticamos esportes.Um lembrete para as pessoas que se aventuram nesse esporte é a importnacia do capacete. Além dele, outros acessórios são indicados para tornar as pedaladas mais confortáveis: a capa de gel, para compensar a rigidez do selim e amortecer o impacto, e a bermuda térmica, para manter estável a temperatura das coxas e da virilha e evitar o risco de lesões nestas regiões.

3 comentários:

  1. A queima de calorias pode ser bem maior, 600 kcal/hora é queima de várzea bike. Eu queimo mais de 4000 kcal em um pedal de 4 horas como o TripBIke, de São José dos Campos a São Francisco Xavier. 1000kcal/hora ;)

    É como dizia o Didi, a queima de calorias vareia :P hehehe . A coisa é bem mais complexa, depende da temperatura do ar, insolaçào, metabolismo individual, intensidade... entre outra coisas.

    ResponderExcluir
  2. Mas vc é anormal né Tom... não vale...... aqui são dados ciêntificos...

    ResponderExcluir
  3. Essa queima é para um pedal leve, iniciante!! a queima realmente pode ser muito maior, depende da intensidade e da execução do pedal!!!!

    ResponderExcluir