sábado, 7 de fevereiro de 2009

Serie de dicas para manter sua bike e sua saúde- parte 2

Como estams em era de BIG BROTHER, como diria Pedro Bial

Salve Salve minha gente...rsrs

Então seguindo o prometido estou postando hoje mais uma dica da serie de dicas.. lembrando que estas dicas estão sendo tiradas do site http://www.nightbikers.com e o texto abaixo e de Luciana Liebert.

Saiba como cuidare o que fazer quandolevar um tombo

Aventurar-se por trilhas ou estradas de terra é um ótimo exercício para o corpo e a mente. O desagradável do passeio é quando uma pedra não sai da frente ou a sapatilha não sai do pedal automático.Levar um tombo é parte de pedalar, principalmente porque a culpa é sempre do pedal. Nesse caso o kit de primeiros socorros pode ajudar a evitar infecções e a não estragar o passeio, caso a queda resulte em leves escoriações. Como o próprio nome diz , o kit citado pelo dr. Ricardo Falzoni é super-básico, tendo o necessário para ser feita a higiene até se chegar ao hospital. Leve apenas água, sabão, gaze e uma faixa. É o suficiente para impedir que os inúmeros microrganismos existentes na terra não penetrem na pele. Procure antes de mais nada pedalar sempre em grupo, pois em caso de acidente são mais pessoas para uma eventual ajuda e um maior número de ciclistas assusta os ladrões que adoram ficar atrás da moita. Além disso, você pode aprender algumas técnicas com os mais experientes.
Queimadura
No caso de uma queimadura (linguagem médica que se refere a um ralado, uma arrancada de pele), lave bem com água e sabão até tirar toda a terra e cubra (oclusão) com uma gaze para evitar a entrada de outras bactérias e, dependendo da extensão e da área afetada, continue ou não a pedalar.A pessoa que está atrás do que tombou saberá dizer se a queda foi grave, se teve batida de cabeça etc. Deve-se sempre ter bom-senso. Mais um motivo para andar em grupo, porque assim um vigia o outro.(Lembre-se que há pessoas sensíveis por natureza, portanto nada de levar mercúrio, merthiolate ou sulfa. Algumas podem ser alérgicas a esses medicamentos.)
Cortes profundos
É basicamente o mesmo processo, lave, esguiche água, coloque a gaze e enrole a faixa por cima.Mantenha apertado para não haver hemorragia, porque se o organismo perder muito sangue a pessoa pode ficar tonta.Muitas vezes cair e ralar todas as protuberâncias: ombro, cotovelo, mãos, joelhos... é melhor do que sofrer uma rápida desaceleração. Quando isso ocorrre, os órgãos internos também páram abruptamente, inclusive o mais importantes deles, o cérebro (nem é preciso questionar o uso do capacete). Se isso acontecer, o ideal é que o grupo mantenha uma certa distância da pessoa que está caída no chão e que o líder veja o grau de consciência deste ciclista, se ele sabe qual é o nomedele, em que lugar eles estão, que horas são, trabalhando a memória evocativa. Porque quando as pessoas batem o cérebro elas perdem a noção do tempo, de imediato. É importantíssimo que quem acuda transmita muita calma para que o acidentado também fique calmo, para que ele perceba que a situação está controlada. Procure liberar a respiração, solte o capacete e abra o zíper da camiseta, deixe o acidentado o mais elaxado possível.Muito importante: aprenda a distinguir sinais de sintomas. Sinal é aquilo que se consegue ver, se a pessoa está falando direito, se o seu olho está bem, não está um para cada lado. E sintomas são o que realmente o acidentado está sentindo, se está com alguma dor, se está tonto, se ele está com gosto ruim na boca.Sinal muito perigoso é quando os olhos não estão bem, indicando que há algo errado com o cérebro, ou se, ao tentar levantar, o ciclista não conseguir ficar equilibrado. Hora de ir voando para o hospital.
Ficou desacordado...
Tome muito cuidado, procure estimular a vigília da pessoa, mas sem movê-la do lugar, porque ela pode ter machucado a espinha e isso é muito sério. Veja o estado de consciência do acidentado, peça para ele mexer um pé, depois outro. Peça para que aperte com força as suas mãos (que devem estar cruzadas), e você deve sentir a mesma intensidade. Se ocorrer tudo bem até aí e a pessoa conseguir se levantar sem ter sofrido nenhuma fratura, ela deve ir direto para o hospital para saber do seu estado neurológico.Se a pessoa não responde a nenhum sinal, ela não deve ser removida do local, e se deve chamar o socorro médico. Se houver uma fratura, basta imobilizar o membro com a faixa do jeito que está, sem torcer nem tentar colocar no lugar até chegar ao hospital. E se porventura um dos bikers levar uma picada, tente pegar o bicho para saber a gravidade do veneno. Porque se a pessoa for alérgica, a glote (gogó), pode fechar, impedindo a respiração. Para um nariz quebrado, o ideal é enfiar gaze no nariz para conter o sangue e mais uma vez, hospital. Na realidade todo e qualquer tipo de acidente deve ter um acompanhamento médico, SEMPRE!
Mas se alguma dessas situações acontecerem, não desanime de pedalar e nem queira sair destruindo sua bicicleta, pois muitos dos ciclistas mais experientes acreditam que é caindo que se aprende.

É isso ai em breve posto mais alguma coisa... e o proximo assunto é polemico, mas tem que ser dito, especialmente para nós homens que pedalamos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário