quinta-feira, 30 de julho de 2009

Como escolher sua mountain bike


1-Quadro
Uma vez que você saiba que tipo de pedal fará (all mountain, downhill, freeride, cross-country), tente achar um bom equilíbrio entre peso e força. Quadros mais pesados são geralmente mais resistentes, enquanto os mais leves exigem menos força e mais cuidados. Quanto aos materiais, alumínio, carbono e titânio fazem o trabalho — a escolha depende de quanto você quer investir. Se você estiver em dúvida entre dois quadros, fique com o menor. Uma mesa e um canote de selim maiores farão o ajuste necessário. A geometria do quadro é um fator importante, já que determina como a bike se comportará com você. Teste várias antes de tomar sua decisão.
2-Freios
Há três tipos de freios (v-brakes, hidráulicos e a disco). Os v-brakes são eficientes, baratos e leves, mas tendem a perder performance quando o tempo fecha e a lama aumenta. Freios a disco são similares, mas se dão melhor em climas molhados. Discos hidráulicos têm design similar aos das motos e ótima performance, mas requerem manutenção constante.
3-Suspensão traseira
Bikes com suspensão dianteira e traseira tornam o rolê mais macio e agradável do que numa hardtail (“rabo duro”, em inglês). Suspensão traseira usa molas em seu princípio mecânico, pois precisa ser mais rígida e resistente. Alegria nos downhills e trilhas esburacadas e alívio para ciclista que sente dor nas costas e ombros. Mas você paga o preço em grana, peso, complexidade e manutenção. Várias suspensões traseiras possibilitam controle de rigidez (você pode deixá-la travada, semitravada ou solta).
4-Câmbio
Pode ter 18, 21, 24 ou 27 marchas. Quanto mais investir aqui, melhor, pois problemas com troca de marcha são frustrantes. Procure um câmbio que tenha uma troca precisa e agüente pauleira. Por ser de partes móveis, não lacradas, em exposição ao barro e à água, exige manutenção constante.
5-Transmissão
É formada pela corrente, catraca, cassete, movimento central e pedivela, e responsável por transferir a força de suas pernas para as rodas. Requer limpeza e ajustes regulares.
6-Pneu
Escolher o pneu certo pode ser a diferença entre curvas feitas com segurança e joelhos esfolados. Pneus mais largos, com cravos maiores, te deixam mais colado no chão, mas mais lento. Tente achar um meiotermo entre velocidade e tração baseando-se no tipo de trilha em que costuma pedalar e no seu estilo (mais ou menos agressivo).
7-Pedal
Os iniciantes podem começar com pedais de plataforma, mas para uma maior eficiência de pedalada é preciso um pedal de clipe, que prende sua sapatilha e permite que você use todos os músculos da perna para girar a pedivela. Isso ajuda muito em subidas inclementes e em tiros.
8-Suspensão dianteira
Ela está lá em todos os bons modelos de MTB. Usa elastômero (borracha que se comprime e volta à forma original), molas ou ar comprimido. Algumas podem ser travadas (ficando rígidas) para facilitar o pedal em subidas ou asfalto. A trava fica na própria suspensão ou no guidão (trava remota, prática e segura). As suspensões têm cursos que variam de 80 a 120 mm (cetegoria cross-country). O maior não é necessariamente o melhor. Considere onde e como você pedala e compre a suspensão certa para esta condição.

A difícil escolha >> Dentro de uma mesma faixa de preço, as bikes em geral oferecem componentes similares, por isso não pire comparando cada um deles. Leve mais em consideração como se sente em cima da bike — algo altamente subjetivo, que depende do ajuste ergonômico, da flexibilidade e do material do quadro. Geralmente, quanto mais caro o quadro, mais ele foi manipulado pelo fabricante para obter máxima leveza e resistência. Com tantas geometrias diferentes, a única maneira de avaliar uma mountain bike é pedalar nela antes de comprar.

Ajuste fino >> Uma bicicleta perfeitamente ajustada pode melhorar em até 20% a sua performance, evitando lesões e desperdício de energia. A altura do selim é determinada pela seguinte fórmula: a medida que vem desde o solo até a coxa em centímetros, multiplicada por 0,88. O resultado é a distância desde o eixo do pedal até o ponto médio da superfície do selim. Quando estiver pedalando em pé na bike, o selim precisa estar ao menos a sete centímetros do tubo superior do quadro. Se todos esses números mais te confundem do que esclarecem, procure uma loja especializada e peça que eles façam o ajuste ergonômico para 32 você.


material retirado do site http://gooutside.terra.com.br

terça-feira, 28 de julho de 2009

Pedais da Semana

Galera devido a chuva na semana passada, estamos remarcando os pedais da semana passada para essa semana.

Sexta-Feira.
Trajeto: volta do parque da cidade
Distância: aproximadamente 25 km
Nível: Fácil
Saída: 19:30 - IECP Zona Sul, ao lado da padaria pingo de ouro Jd. Satélite.

Sábado
Trajeto: Meia Volta da represa
Distância: aproximadamente 45 km
Nível: Médio
Saída: 15:00 IECP Zona Sul, ao lado da padaria pingo de ouro Jd. Satélite

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Chuva eita Chuva

É passou mais um fim de semana, mas esse infelizmente não teve pedal, mas pudera também com essa chuvarada.

Sexta-Feira na expectativa do pedal e CHUVA
Sábado expectativa de pedal e CHUVA
Domingo - pensei hoje dá hoje não chove e CHUVA
Hoje segunda, feriado, falei hoje rola e acordei olhei para o ceu e CHUVA.

Assim não dá...rsrr

Amanha coloco os pedais dessa semana se não tivermos CHUVA.

Abraço

terça-feira, 21 de julho de 2009

Pedais da Semana

Vamos nos preparando para os pedais.

------------------------------------------------------------------------
Hardtrack
QUARTA-FEIRA
Saída: 20hs da Academia Energy
Trajeto: Volta do Putim
Aproximadamente 30km ( maioria asfalto)
Não esquecer: farol, pisca, água, camara reserva, etc...

Coquinho
QUINTA_FEIRA
Saída: 19:30hs da Primeira Igreja Batista
Trajeto: 20km na cidade
Endereço: Av. José Longo, 1595
Contato: Coquinho 9133-3434
-----------------------------------------------------------------------

Sexta-Feira.
Trajeto: volta do parque da cidade
Distância: aproximadamente 25 km
Nível: Fácil
Saída: 19:30 - IECP Zona Sul, ao lado da padaria pingo de ouro Jd. Satélite.

Sábado
Trajeto: Meia Volta da represa
Distância: aproximadamente 45 km
Nível: Médio
Saída: 15:00 IECP Zona Sul, ao lado da padaria pingo de ouro Jd. Satélite

Importante: Usar capacete, iluminação nas bikes, levar água, gel para hidratação.
Revisar as bikes antes dos passeios para evitar problemas.

Bom pedal

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Tem dia que é melhor ficar em casa

Sabadão tudo certo para mais um pedal muito loco até Santa Branca, estávamos em 5 bikers, Diego (eu), Magno, Eid e Brunão, ué mas vc não falou que eram 5, sim eu disse é que os outros dois eram o Marcio e o Pequeno ( o cara tem quase 2m de altura) estavam pedalando com a gente pela primeira vez, Galera espero que voltem apesar dos contratempos..rsrs
Saímos da IECP, com destino a Santa Branca, mas nem bem pegamos o asfalto uns 3 Km de pois o pneu do nosso amigo magno fura (Magnão esses seus pneus já estão na bita ein pelo amor de Deus vamos trocar isso ai), mas até ai blz, trocamos a câmara do garoto e continuamos, estranhamente aquele sábado meu corpo não correspondia as minhas vontades nem tínhamos rodados 15 km e já me sentia cansadaço ( não adianta falar que é idade não), mas foi ai que a bike do nosso amigo pequeno deu um piripaque logo depois de um morro até que leve o cabo de marcha traseiro dele soltou e como os galegos aqui, levam tudo menos um alicate para poder colocar o cabo no lugar tivemos que fazer uma gambiarrinha ali e voltarmos o pedal e já estávamos mais da metade da ida, mas tudo bem no pedal temos que nos preparar para esses tipos de imprevisto.

Segue algumas fotos do pedal.... esse nós vamos remarcar para daqui uns 3 sábados.






Pedal de Sexta

Grande semana a todos,
É rapaziada mais um Fim de semana se passou e estamos de volta a labuta (trabalho), mas não tem problema logo o próximo fim de semana chega novamente e com ele outro pedal.
Para quem foi no pedal de sexta pode viver uma aventura bem bacana e para quem não foi só tenho a dizer que perdeu....................
Saímos como sempre da IECP - Zona Sul, desta vez com a ilustre Campânia do nosso amigo Antony (Tony) que se mostrou um cara muito gente fina se enturmando muito rapidamente e até liderando o pedal em alguns pontos onde eu GPS lost fiquei na duvida.
Pegamos a Avenida Mario Covas com destino a volta da linha do trem passando pela mata fechada da J. Macedo, ta um breu só e para melhorar tínhamos umas 4 bikes com farol num total de 16 bikes já viu essa mistura o que deu né, isso mesmo, muita risada, muita animação e aventura, pois passar pela mata fechada na escuridão não é fácil não, mas no fim valeu a pena, chegamos todos sorridentes de volta a IECP, e já nos preparando para a próxima sexta.
Até amanha coloco o roteiro do pedal para vcs.

Segue algumas fotos, preciso pegar o resto das fotos que estão na maquina do Waldir.





segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pedais da Semana

Feriado já passou então é hora de pedalar.

Sexta-Feira

Local: IECP-Zona Sul, ao lado da padaria pingo de ouro - Jd. Satelite
distância: 30 Km
Nivel: Fácil
Percurso: Volta do interlagos
horario: 19:30


Sabado

Local: IECP-Zona Sul, ao lado da padaria pingo de ouro - Jd. Satelite
distância: 55 Km
Nivel: Facil/Moderado
Percurso: Santa Branca
horario: 15:30


Obrigatório uso de capacete e iluminação, não esquecer de levar aguá, gel, kit reparo e revisar a bike para evitar surpresas.

Até lá

Paraibuna - Natividade da Serra

Para quem quer ver como foi o pedal acesse

http://pedalandoparacristo.blogspot.com/2009/07/paraibuna-natividade-da-serra.html

Abraço

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Fotos - Pedal para Santa Branca

Pessoal, no sabado passado fizemos um pedal para Santa Branca foi bem bacana, segue link com fotos que estão no Blog pedalando para cristo.


http://pedalandoparacristo.blogspot.com/2009/07/pedal-para-santa-branca.html

terça-feira, 7 de julho de 2009

Pedal de Sexta

Sexta-Feira tem pedal, não esquecer

destino: A definir
distância: 30 km
Local: IECP Zona Sul, ao lado da padaria pingo de outo, jd satelite
Nivel: Facil
Não esquecer: Capacete, iluminação, agua e revisar a bike para eivitar surpresas.