quarta-feira, 28 de outubro de 2009

No Código Nacional de Trânsito:

Como todos sabem o pé de vela é aberto para que aqueles que frequentam os pedais possam se manifestar então segue um manifesto do nosso Amigo Antony.

Abraço.


“...Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores...”

Vamos galera... qual é a grande dificuldade em que vemos nisto?
Já não é de hoje que ao dirigirmos ou pedalarmos por ai, acompanhamos “blocos” de ciclistas invadindo toda a faixa da direita e, quase sempre, apenas um ciclista ao lado do outro competindo por espaço com carros e caminhões...

E as ciclovias tão solicitadas e tão pouco usadas?

Eu realmente não sei o que pensar mais hoje sobre o nosso país... não sabemos o que queremos e, quando queremos não sabemos com usar... onde já se viu?

Dia desses, num dos pedais noturnos, presenciamos (todos os ciclistas que lá estavam) uma cena no mínimo perturbadora... uma moça, de bike, junto com os “ditos” ciclistas, simplesmente agrediu verbalmente com palavrões um motorista de ônibus que, em seu direito tentava encontrar, com o uso do farol alto, um espaço em meio a tantas pessoas irresponsáveis (pela própria vida inclusive) de bicicleta que descansavam tranquilamente no meio da pista, tornando o trânsito impossível.

Fica difícil imaginar como deve ser a maioria desses ciclistas no dia a dia em seus carros e motos sendo que não conseguem simplesmente respeitar um único artigo do Código Nacional de Trânsito e, o que é ainda pior, não se tocarem que estão jogando com a própria vida quando defendem o erro com a seguinte frase (ouvida por mim diversas vezes): “é só formar um bloco de bicicletas que a gente domina e pode usar a faixa toda da direita”... queria saber onde aprenderam isso ou onde leram isso... será que estou usando um Código Nacional de Trânsito desatualizado e não sei? Será que a resistência ao impacto desses “ciclistas” é maior do que a minha? Será que estou errado em me indignar a ponto de escrever esse texto?

Enfim... existe uma teoria chamada “Bloody priority” que usamos bastante na aviação, que em suma diz que o ser humano só toma alguma atitude com relação a possíveis acidentes fatais após acontecerem...

Como motorista, motociclista e ciclista peço encarecidamente... vamos respeitar pelo menos esse artigo do nosso Código... para que não tenhamos que nos preocupar depois... vamos prevenir... evitar acidentes... pode ser que não tenha acontecido ainda... mas, um dia vai acontecer... vamos fazer nossa parte para evitar isso...

Não deixemos que o ciclismo vire algo a margem da sociedade... Sejamos exemplo de saúde, união e educação... não de bagunça e periculosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário