terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dica da Semana - Pedalando a noite.

Pedalando à noite
Pedalar à noite é uma delícia, sobretudo nas noites quentes de verão. O sol já se foi, a temperatura é agradável e sobra mais tempo de curtir nossos amigos e nossa bike.

Depois de um dia duro de trabalho, para muitos é o único momento que se pode sair para pedalar.

Mas é também à noite que existem mais perigos para o ciclista, pois a bicicleta e o ciclista têm pouca visibilidade no trânsito.

Dicas para uma pedalada mais segura:

# Use roupas claras. Usar roupas escuras à noite pedalar é camuflar-se na escuridão. A ordem é ficar o mais visível possível.
# A lei obriga a usar refletores na dianteira, traseira e laterais da bike. Se você é prudente, vale a pena colocar também adesivos refletivos extras em seu capacete. Em caso de queda seguida de desmaio, os refletores tornam o ciclista bem mais visível no chão.
# Existem faixas refletivas que podem ser colocadas nos braços e pernas por meio de velcro. Essas faixas são muito baratas e podem ser encontradas nas boas bike shops e fazem você ser visto pelos motoristas mais facilmente.
# Para aumentar ainda mais a segurança, adquira uma lanterna vermelha para a parte traseira da bike. Custam entre R$ 15 e R$ 50. Para a parte dianteira da bike uma lanterna com luz branca, ainda que não ilumine satisfatoriamente a rua, torna você muito mais visível e evita que pedestres ou carros cruzem seu caminho.
# De noite o risco de você não ser visto por um automóvel ou pedestre é grande, por isso transite em velocidade mais baixa e redobre a atenção nos cruzamentos e próximo a lugares com grande concentração de pedestres. Velocidade baixa também vai evitar que você caia em algum buraco escondido na escuridão.
# Como nas pedaladas diurnas, procure transitar por ruas de menor movimento de veículos.
# Pedalar em grupos ainda é a melhor solução para afastar os amigos do alheio. Ladrões são caçadores, e caçadores procuram por presas fáceis. Permanecer em grupo além de mais divertido é mais seguro.
# Ao pedalar em grupo, evite ocupar uma faixa inteira do trânsito, pois isso pode irritar os motoristas. Pedalar em fila e à direita é o que manda a lei.
# Óculos com lentes amarelas ajudam na visão noturna e diminuem o ofuscamento.
# Nas noites de sexta-feira e sábado, tome cuidado especial próximo à casas noturnas. Motoristas alcoolizados atropelam primeiro e se desculpam depois. Cuidado com eles.


fonte:http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/superdica.asp?id_atividade=5&id=140

Um comentário:

  1. Bom dia,

    eu sou aluno de design da PUC e estou pesquisando um pouco do universo das bicicletas para desenvolver um projeto e gostaria de saber se você sabe me informar onde eu consigo fontes precisas que falem a respeito da segurança para os ciclistas que pedalam à noite, durante o dia no trânsito, estatísticas de acidentes envolvendo ciclistas.

    Atenciosamente

    Anderson Viana Neves

    contato: viananeves@gmail.com

    ResponderExcluir