sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Conheça um pouco da história de São Francisco Xavier.

Você vai participar do Trip Bike, então conheça um pouco da cidade de São Francisco Xavier onde poderá aproveitar o dia e conhecer a natureza mais de perto.

A origem do povoado de São Francisco Xavier está ligada ao fato, da localidade ter sido passagem e pouso de tropeiros que vinham de Minas Gerais comercializar em São José. O Distrito foi criado oficialmente, através da Lei Estadual nº 59 de 16 de agosto de 1892 e devido ao seu relativo isolamento, passou por um longo período cuja sobrevivência dependeu exclusivamente da agropecuária.




Situado ao norte do município, com 322 km² de área, São Francisco Xavier convive com uma paisagem natural privilegiada com fortes declives e grandes altitudes cuja culminância, é o Pico de Selado com 2.082 metros, onde se avista as cidades vizinhas compondo um relevo harmonioso de montanhas e vales.



O Distrito de São Francisco é considerado uma área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. A nível de Município, o Distrito é amparado pela Lei nº 4212 de 24 de junho de 1992 que vincula o uso e ocupação do solo, ao bem estar da população e à preservação ambiental.





São Francisco Xavier agora também é APA Estadual pela Lei n° 11.262 de 8 de novembro de 2002.



A vila está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 km, por asfalto, de São José dos Campos e mantém ainda a característica de um pequeno povoado do interior, estando perfeitamente integrado ao modo de vida de todo o Distrito de São Francisco Xavier. Inclusive com a manutenção de algumas tradições tais como, o artesanato típico da região além de suas festas religiosas que atraem um número expressivo de pessoas.



São Francisco Xavier tem várias trilhas para caminhadas e para mountain bike. Também há no Distrito uma rampa de vôo livre e, vários pontos com altitudes apropriadas para praticar paraglider além de diversos rios e córregos apropriados para a canoagem.



O potencial turístico de São Francisco pela riqueza de seu meio ambiente é inegável entretanto, deve ser explorado com racionalidade tendo em vista a recuperação, preservação e utilização racional dos recursos naturais.



Para atender o aumento da procura por São Francisco, tanto pelas suas festas tradicionais como para o turismo ecológico, o Distrito dispõe de hospedarias, pousadas e até áreas de camping, além de um crescente número de pessoas que lá construíram casas de campo devido ao clima de montanha da região


fonte: http://www.saofranciscoxavier.org.br/historia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário